Sobre a língua inglesa
As perguntas mais frequentes sobre a língua inglesa são as que, a seguir, apresentamos. Entretanto, se desejar mais esclarecimentos, por favor, entre em contacto connosco.
Qual é a diferença entre Inglês como língua materna (ENL) e Inglês como língua estrangeira (EFL)?
Existem três tipos de Inglês: Inglês como língua materna (ENL), que existe nos 10 países de língua inglesa, Inglês como segunda língua (ESL), falado nos 30 países da Commonwealth e, finalmente, Inglês como língua estrangeira (EFL), usado nos outros países. Os falantes destes três tipos distintos de Inglês não podem ser comparados. Mesmo entre os falantes de EFL há diferentes níveis de aquisição, que variam de país para país; assim, pessoas nalguns países EFL alcançam níveis distintos.
Quantos níveis de EFL existem?
A proficiência em EFL (inglês como língua estrangeira) é avaliada em níveis numa escala de 1 a 8.
Num currículo bem desenvolvido, cada nível corresponde a 100 horas de aulas (mais 200 horas adicionais de estudo em casa).
Para mais informações, consultar a página Web com o título: Exames.
Quando se atinge a fluência em EFL?
Isso depende da definição de fluência. Definimos fluência como a capacidade de falar ou escrever uma língua sem hesitação e adequadamente.
O Inglês é uma das línguas mais difíceis no que diz respeito à aquisição da fluência desejada. Embora a sua gramática seja mais simples do que a de outros idiomas, diferentes aspectos do Inglês (vocabulário, pronúncia, expressões idiomáticas, funções e discurso) tornam-no mais difícil. O Inglês tem, por exemplo, um vocabulário excecionalmente extenso. Nalguns países EFL, uma pessoa é, geralmente, vista como fluente, quando apresenta fluência verbal relativamente ao seu nível de competência linguística, mas muitas pessoas são incapazes de escrever bem em inglês. Portanto, há uma tendência para a escolha de cursos comunicativos nesses países EFL, nos quais a ênfase é dada em relação às competência de falar e ouvir, evitando-se trabalhar a escrita e a leitura. Este desequilíbrio é evidente entre alunos e professores não nativos de EFL nesses países EFL.
Dado que cada nível tem 100 horas de aulas (com uma expetativa de auto-estudo de 200 horas), um programa de aprendizagem de 2 horas de aulas por semana tem uma duração de 50 semanas. Existem 8 níveis.
A duração de um nível não pode ser reduzida, mas é possível acelerar o processo para atingir a fluência, tendo mais aulas por semana ou fazendo um programa intensivo.
No meu país, existem muitas escolas particulares, assim como professores particulares de Inglês, que alegam ter os seus próprios métodos milagrosos. Isso é credível?
Há uma diferença entre método e metodologia. Ninguém possui quaisquer métodos próprios ou mágicos. O que sabemos hoje sobre o sucesso do ensino e aprendizagem de línguas foi desenvolvido por um grande número de intelectuais e pesquisadores nos últimos 220 anos.
Assim, a realidade é que não existem métodos mágicos para alcançar uma competência linguística de qualidade em língua inglesa.
Onde posso solicitar e fazer os exames internacionais britânicos em inglês?
A resposta a esta pergunta encontra-se na nossa página Web com o título: Exames.
Por que razão alguns países obtêm melhores resultados do que outros nos rankings globais da EFL?
A nossa interpretação é que a proficiência nacional em EFL é determinada por três fatores:
1. Se o Inglês é considerado importante pelos governos
2. Se os governos tornam o Inglês obrigatório nas escolas primárias
3. Se o governo promove um ensino de EFL de qualidade
Na maior parte dos países em desenvolvimento, a existência dos fatores acima referidos é rara. Pais e alunos, portanto, têm que recorrer a escolas particulares de Inglês. Lamentavelmente, mesmo em escolas particulares, os professores podem não ser proficientes em EFL para além do nível 5 e podem não ter formação em ensino.
Qual é o ranking global dos países luso-hispânicos no que diz respeito à proficiência em EFL?
Quem realiza os exercício de raking faz as suas próprias interpretações e, portanto, as conclusões são distintas. No entanto, se excluirmos os países onde o Inglês é a língua materna (ENL) ou a segunda língua (ESL), podemos fazer algumas generalizações confiáveis.
Com base nos nossos próprios dados, recolhidos ao longo dos últimos 40 anos, dos países lusófonos, classificaríamos Portugal no top 10 e o Brasil no top 40 e os países da África portuguesa no top 100.
Dos países hispânicos, colocaríamos Espanha no top 25 e a Argentina no top 30, e os outros países hispânicos no top 50.
Classificaríamos os seguintes países da EFL no top 10: todos os países escandinavos, Holanda, Áustria e Alemanha. Também classificaríamos Singapura no top 10 ou próximo deste nível.
Duração de um curso num determinado nível
Não existem métodos milagrosos de aprendizagem.
Cada nível em EFL compreende 100 horas de aulas e 200 horas de auto-estudo. Com aulas de duas horas por semana, cada nível necessita de 50 semanas para ser concluído. No entanto, mediante acordo prévio, é possível acordar connosco um ritmo mais acelerado para a conclusão de um curso regular ou compactado. Por exemplo:
- 5 horas por semana
- 10 horas por semana
- 15 horas por semana
CHOOSE US
Alguns factos sobre a língua inglesa:
Estima-se que existam 2 biliões de falantes em todo o mundo
Cerca de um bilião de pessoas fala Inglês como língua materna (ENL) ou segunda (ESL). Talvez outro bilião fale Inglês como língua estrangeira (EFL).
Estima-se que existam 1,5 bilião de alunos em todo o mundo
Cerca de 1,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo estão atualmente a aprender inglês a vários níveis.
Estima-se que, em todo o mundo, 8.000 cursos universitários estejam a ser ministrados em Inglês
Além dos programas nos países ENL e ESL, existem cerca de 3.000 programas de graduação, apenas na Europa, ministrados em Inglês.
A maioria das 20 melhores universidades está em países ENL
Das 20 melhores universidades, cerca de 15 estão em países ENL.
Língua oficial de 67 países
O Inglês é a língua oficial de 67 países no mundo. O Inglês é considerado a língua mais útil para as relações internacionais e a diplomacia.
O Inglês é a língua escolhida para a maioria das publicações de pesquisa
Os nossos sondagens sugerem que a maioria dos pesquisadores académicos de países ESL e EFL preferem publicar os seus trabalhos de investigação em inglês.
Informações armazenadas em computadores
Cerca de 80% das informações guardados em computadores em todo o mundo estão em Inglês.
Filmes no mundo
Cerca de 80% dos filmes, no mundo, são falados ou estão disponíveis em Inglês.
Músicas no mundo
Cerca de 70% das músicas, no mundo, são interpretadas em Inglês.
O vocabulário mais extenso
A língua inglesa tem o maior número de vocábulos comparativamente a outras línguas (tem mais de um milhão de palavras e um novo vocáobulo é adicionado, aproximadamente, a cada duas horas).
O Inglês é uma língua otimista
Um estudo recente, que se propôs avaliar o significado emocional das palavras em inglês, descobriu que o inglês é uma língua de carácter otimista, com uma natureza pró-social.